Infertilidade é a ausência de concepção após um ano de tentativa, tendo relações sexuais com frequência e sem o uso de preservativos ou outros métodos contraceptivos.
Entre os casais que tentam engravidar, cerca de 50% terão sucesso em três meses, 60% em seis meses e aproximadamente 85% engravidarão em um ano. Daqueles que não engravidaram no primeiro ano, 92% conceberão no segundo ano.
A infertilidade é uma condição presente em 15% a 20% dos casais e acompanha o ser humano desde sua origem, porém nas últimas décadas, tem-se observado aumento dos casos devido a tendência progressiva da mulher em retardar a maternidade e pelo envelhecimento da população. Os gametas (óvulos e espermatozoides) envelhecem e acabam apresentando mudanças que podem dificultar a gravidez ou a manutenção dela até o final. Espera-se um aumento entre 5% e 10% da infertilidade nas próximas décadas.
As causas de infertilidade podem ser divididas em femininas e masculinas, mas estas podem ocorrer concomitantemente. Por isso, a investigação sempre deve levar em conta o casal.
Estima-se que 35% das causas estejam ligadas ao fator feminino, 30% ao fator masculino, 20% relacionadas a ambos os parceiros e em 15% dos casos pode não ser encontrada a causa.
Entre os fatores femininos, estão:
- Fatores tubários (35%): inflamação ou obstrução das trompas uterinas, que impedem que o óvulo chegue até o útero.
- Fatores ovulatórios (35%): síndrome dos ovários policísticos, menopausa precoce, diminuição da reserva ovariana devido a idade avançada (a mulher apresenta queda de 11% da fertilidade para cada ano após os 30 anos)
- Endometriose (20%)
- Fatores uterinos (1%): malformações uterinas (como o útero bicorno e septado), mudança na textura do útero (adenomiose), pólipos uterinos
- Múltiplas causas (9%)
Entre os fatores masculinos, estão:
- Varicocele: veias do testículo com dilatação anormal
- Criptorquidia (testículos que não desceram): malformação identificada ao nascimento, caracterizada pelo posicionamento incorreto do testículo, o que prejudica a produção de espermatozoides
- Fatores genéticos
- Fatores hormonais
- Infecções: prostatites e uretrites
- Obstrução do canal por onde passam os espermatozoides
- Outros fatores: radioterapia, quimioterapia, uso de anabolizante ou drogas, doenças neurológicas, diabetes melittus, traumas testiculares, doenças sexualmente transmissíveis
De um modo geral, a infertilidade é uma condição multifatorial e precisa ser devidamente investigada por um profissional adequado. E a depender da causa encontrada, o casal deve ser encaminhado para avaliação de outros especialistas.


