Para o diagnóstico da endometriose, é importante uma análise cuidadosa do quadro clínico apresentado pela paciente. A partir dos sintomas relatados, buscamos mais informações no exame físico e solicitamos exames complementares para confirmação.
O diagnóstico pode demorar a ser feito, pois necessita de exames específicos e de profissionais especializados.
Os sintomas mais comuns são:
- Dor pélvica crônica
- Cólicas menstruais intensas
- Dor durante a relação sexual
- Dificuldade para engravidar
- Se houver acometimento de bexiga ou intestino, pode haver dor/ardência ao urinar e dor ao evacuar, principalmente durante o período menstrual
A partir disso, nós fazemos um exame físico (toque vaginal), buscando avaliar a região posterior da vagina, chegando a uma hipótese diagnóstica.
Para confirmar o diagnóstico, existem dois exames de imagem: a ressonância magnética de pelve e o ultrassom transvaginal com preparo intestinal (com mapeamento para endometriose). Especialmente este último deve ser realizado por um médico experiente no assunto.
A endometriose é uma doença complexa e traz diversos prejuízos à qualidade de vida da mulher. Se você sofre com os sintomas citados acima, converse com o seu ginecologista para uma iniciar uma investigação adequada.


