Os miomas são tumores benignos formados no útero por tecido muscular e fibroso. São muito comuns em mulheres em idade fértil e geralmente são diagnosticados entre os 30 e 40 anos, ao acaso, em exames de rotina.
Podem ser assintomáticos em 75% dos casos e, quando sintomáticos, os sintomas estarão relacionados à localização e ao tamanho.
Quais sintomas os miomas podem causar?
A maioria dos miomas não causa nenhum efeito no organismo. Porém, quando causam sintomas, os mais comuns são:
- Aumento do fluxo menstrual e da duração
- Sangramento fora do período menstrual
- Anemia por perda de sangue
- Dor pélvica
- Aumento do volume abdominal
- Sintomas de compressão da bexiga e do intestino (se muito grande)
- Infertilidade / Abortamento
Como é feito o diagnóstico?
Em casos assintomáticos, geralmente os miomas são diagnosticados em exames de rotina ou quando exames foram solicitados por outros motivos.
Nos casos em que há sintomas, o diagnóstico será suspeitado através da história clínica da paciente ou durante o exame físico. O diagnóstico então será confirmado através de exames de imagem como ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética de pelve.
Como tratar?
Miomas assintomáticos não necessitam de tratamento. Já nos casos em que os miomas causam sintomas, o tratamento deverá ser guiado por diversos fatores como idade da mulher, a proximidade da menopausa e se há desejo de gestação, assim como a quantidade e a localização dos miomas. O tratamento visa o alívio dos sintomas e pode ser clínico ou cirúrgico.
O tratamento clínico é feito com medicamentos que reduzem o sangramento. Dentre as opções, encontram-se os contraceptivos hormonais. Já o tratamento cirúrgico será indicado se o tratamento clínico não for o suficiente para controle dos sintomas. Pode ser realizada a miomectomia (retirada dos miomas) ou a histerectomia (retirada do útero).
Cabe ao médico ginecologista avaliar as particularidades de cada paciente e sugerir os tratamentos disponíveis. Juntos, o médico e o paciente poderão optar pelo tratamento mais adequado.


