Síndrome dos ovários policísticos: Causas e tratamentos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma desordem endócrina que afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil. É uma doença crônica e pode provocar alterações no ciclo menstrual, acne, aumento de pelos, obesidade e resistência à insulina.

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

A SOP é uma condição que se caracteriza por uma alteração na secreção dos hormônios sexuais femininos.

Em condições normais, os ovários produzem baixos níveis de hormônios masculinos. Porém, nas portadoras da SOP, os ovários secretam um excesso de androgênios, o que interfere no desenvolvimento e na liberação dos óvulos. Isso pode resultar na formação de cistos nos ovários.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da SOP podem variar de mulher para mulher, mas os sintomas mais comuns são:

  • Irregularidade menstrual: geralmente ciclos menstruais mais longos que o normal, ou até mesmo ausência de menstruação por vários meses.
  • Infertilidade: a SOP pode levar a ciclos anovulatórios, reduzindo as chances de fecundação e gravidez.
  • Hirsutismo: crescimento excessivo de pelos em áreas do corpo onde normalmente as mulheres não têm, como rosto, peito, abdome e costas.
  • Acne: as espinhas podem aparecer ou piorar nas mulheres com SOP, devido ao aumento de oleosidade em decorrência do excesso de androgênios.

Como é feito o diagnóstico?

Principalmente através da história clínica (sintomas relatados pela paciente) e do exame físico minucioso, associados aos exames laboratoriais e de imagem adequados.

Qual é o tratamento?

É fundamental que as mulheres com SOP recebam um acompanhamento médico regular e adotem medidas para prevenir e tratar as comorbidades associadas a essa síndrome. 

A primeira linha de tratamento é a mudança no estilo de vida, com alimentação saudável e prática regular de atividade física.

O anticoncepcional só é usado nos casos em que a mulher não deseja engravidar e quer regular o ciclo menstrual. Com ele, podemos reduzir o tamanho dos cistos nos ovários e diminuir os sinais de excesso de hormônios masculinos, podendo levar a uma melhora dos pelos excessivos e da acne. Mas lembrando que o anticoncepcional não é um tratamento para SOP! Assim que suspendermos o seu uso, tudo voltará ao que era antes, se não houver uma mudança no estilo de vida.

Na SOP, é fundamental considerar a individualidade de cada paciente ao definir o plano de tratamento, garantindo uma abordagem personalizada que atenda às necessidades específicas de cada caso.

Na maioria dos casos, a paciente também é encaminhada ao nutricionista e, se necessário, a outros profissionais, para um acompanhamento conjunto e multidisciplinar.

A SOP é uma doença complexa e deve ser devidamente investigada. Marque uma consulta para conversamos sobre o seu caso e juntas, decidiremos qual o melhor tratamento.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Está procurando um ___ de confiança?

O Dr _________ possui vasta experiência em tratamento de _________. Preza sempre pelo atendimento humanizado e ético, com acolhimento e respeito às individualidades de cada paciente.

Leia também...

Me siga

Posts Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.